O que é plágio?

O plágio é mais uma modalidade de violação dos direitos autorais. Ele é caracterizado pelo ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, fotografia, obras audiovisual e de artes, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. Funciona como uma “cola”, onde alguém assina ou apresenta como sua uma obra que, na verdade, é de outra pessoa.

plágio de idéias editada

Essa prática, além de ilegal é antiética. Infelizmente, os sites que vendem trabalhos e pesquisas acadêmicas pela internet colaboram com o plágio. O comprador apenas faz o pagamento, que geralmente é um preço alto, e recebe a obra pronta para ser entregue para o professor. Nesses sites de venda, há pessoas que fazem vários trabalhos somente para comercialização. Segundo o sociólogo José Pastore, “A manutenção da ética nos estudos é tão importante quanto a preservação da ética no trabalho […]”. Além destes sites, muitos alunos, na hora de elaborar seus trabalhos para o colégio ou faculdade, pesquisam na internet sobre o tema e vão copiando e colando vários textos, de autores diferentes, sem citar referências ou créditos. Ou ainda, muitos alunos também imprimem trabalhos inteiros retirados da internet, colocam seu nome e entregam.

Aos professores, fiquem atentos aos trabalhos dos seus alunos e não permitam que eles plagiem. Essa prática não contribui para o aprendizado deles nem para o debate de novas idéias e ainda fomenta uma postura antiética. Já para os alunos, na hora de fazer um trabalho para a escola, não copie nem plagie. Nas pesquisas na internet, quando for utilizar as idéias ou pensamento de alguém, cite a fonte e coloque as devidas referências no seu trabalho. Com certeza, o professor irá valorizar muito mais o seu trabalho sabendo que você foi ético e não plagiou. Além disso, o plágio pode te render um zero! Pense nisso.

 

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=386

http://incommunseries.com/2009/09/victoria-beckham-foi-plagiada-confira.html

Compartilhe
  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • email
  • Technorati
  • Twitter

Comentário

Digite a sequência acima *
Copyright © Amcham - Projeto Escola Legal: